O poder da Igreja no mundo medieval (continuação)

O canto gregoriano

O canto gregoriano ou canto sacro surgiu na época medieval. Nele, a música é apenas cantada, sem acompanhamento instrumental.

Esse tipo de música recebeu o nome de São Gregório, papa que comandou a Igreja entre 590 e 604. O papa Gregório ordenou aos diáconos que cantassem unicamente o Evangelho. As outras passagens musicais que faziam parte da missa estavam a cargo de padres menos graduados.

Dando continuidade a sua admiração pela música, São Gregório apoiou a Escola de Cânticos romana, com o intuito de formar cantores profissionais. No século IX, por exemplo, já havia vários vocais de cantos gregorianos.

www.christusrex.org/www2/cantgreg/cantos_selec.html

As heresias

Apesar de todo o seu poder, a Igreja católica encontrava resistência por parte de grupos ou pessoas que se opunham a alguns de seus dogmas. O ato de se opor à Igreja era chamado heresia; quem a praticava era considerado herege e condenado pela Igreja.

É importante destacar que na Europa medieval não se questionava a existência de Deus, mas apenas a forma como essa fé deveria ser manifestada.

Um exemplo de heresia era a seita dos valdenses, surgida no século XII. Eles adotavam a pobreza absoluta, não aceitavam os juramentos e a pena de morte. Defendiam ainda que qualquer pessoa podia rezar a missa.

Para combater seitas e pessoas hereges, a Igreja católica adotou uma série de medidas que culminou com a criação do Tribunal de Santo Ofício, no século XIII. Esses tribunais mandavam investigar os casos suspeitos, havia julgamento e castigos, muitas vezes a condenação à morte. Para obter a confissão, os inquisidores faziam uso da tortura física.

Dica: Existem diversos filmes que têm como tema central o mundo medieval. O incrível exército de Brancaleone é um deles. De forma bem-humorada , mostra aspectos da organização social desse período. Outro filme importante é O nome da rosa, baseado no livro de mesmo nome do escritor italiano Umberto Eco. Esse filme oferece uma boa ideia de como eram as abadias medievais.

Como referenciar: "O canto gregoriano" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 30/05/2020 às 01:38. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/igreja/p2.php

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

CARNAVAL LOBELEZA

O SONHO DE SER CANTOR