Você está em Material de apoio

Campanhas de Alexandre, o Grande

Cerco de Tiro

Alexandre, o Grande, tentou conquistar Tiro, uma base estratégica costeira na guerra entre os gregos e os persas em 332 a.C.. Como não conseguiu invadir a cidade, cercou-a durante sete meses, entretanto Tiro resistiu. Alexandre usou então os destroços da cidade abandonada do continente para construir uma ponte, e, quando chegou suficientemente próximo das muralhas, usou seus instrumentos de cerco para atingir e abrir brechas nas fortificações. Consta que Alexandre ficou de tão furioso com a resistência dos habitantes de Tiro e com a perda dos seus homens que destruiu meia cidade.

De acordo com Arriano, Tiro teve cerca de 8.000 baixas enquanto que os macedônios perderam 400 guerreiros. Alexandre concedeu o perdão ao rei e família, e os 30.000 residentes e estrangeiros foram feitos escravos.

Batalha de Gaugamela

A Batalha de Gaugamela, também conhecida como Batalha de Gaugamelos, travada em 331 a.C., foi uma batalha decisiva onde Alexandre derrotou Dario III da Pérsia. A batalha também é chamada equivocadamente de Batalha de Arbela.

Batalha de Granico

A Batalha de Granico ocorrida em 334 a.C. foi a primeira grande vitória de Alexandre, o Grande contra o Império Persa. Nesta batalha, travada no noroeste da Ásia Menor perto de Tróia, Alexandre venceu as forças dos sátrapas persas aliados do soberano persa Dario III da Pérsia, incluindo um grande número de mercenários gregos.

Górdia

Durante a jornada militar de Alexandre,o Grande, Górdia, cidade situada próxima ao canal Granico  foi cenário de uma de suas batalhas, dando-lhe o domínio da Ásia segundo conta a história.

Batalha de Hidaspes

A Batalha de Hidaspes foi um confronto no qual os macedônios, liderados por Alexandre, o Grande derrotaram indianos liderados por Poro.
A batalha teve lugar nas margens orientais do rio Idaspe, hoje chamado de Jehlum, afluente do rio Indo, próximo às cidades de Lilla e Bhora, no Paquistão.

Batalha de Isso

A Batalha de Isso foi uma batalha ocorrida em 333 a.C., próxima à cidade de Isso, na Ásia Menor, na qual o rei macedônio Alexandre, o Grande da Macedônia venceu Dario III, rei dos persas.

Como referenciar: "Campanhas de Alexandre, o Grande" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2020. Consultado em 25/10/2020 às 11:38. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/alexandre/

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor