Você está em Ajuda > Profissão Historiador

Profissão: Historiador (continuação)

O Curso

O currículo é composto de disciplinas que abordam tanto períodos, seja história antiga, seja medieval, quanto regiões, como Brasil ou Ásia. Há também temas específicos dessa área de conhecimento, como metodologia da história, teoria da história ou história da ciência.

Sociologia, geografia, literatura brasileira, antropologia e arqueologia complementam a formação. Muita leitura e boa dose de palestras e seminários fazem parte do cotidiano do aluno. Atenção: a maior parte dos cursos de História no país é de licenciatura, que forma professores. Na licenciatura, o curso pode receber o nome de Estudos Sociais (história). Se você quiser se dedicar à pesquisa ou trabalhar em empresas, pode valer a pena fazer um bacharelado. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

Duração média do curso: quatro anos.

Perfil do profissional

Interesse por questões sociais e por leitura, capacidade de reflexão, de argumentação e transmissão de ideias, senso crítico, capacidade de pesquisa, meticulosidade.

O que você pode fazer

Ensino
Lecionar história geral ou do Brasil para o ensino fundamental, médio e superior ou cursos pré-vestibulares.

Memória empresarial
Pesquisar a história de empresas e instituições e apresentá-la em livros, artigos ou reportagens.

Pesquisa
Investigar temas específicos em arquivos, institutos de pesquisa e universidades para produzir teses, livros e artigos.

Dica:
Boa memória e capacidade de organização são muito importantes para exercer a profissão de historiador. É legal também ter gosto pela pesquisa e por ler e escrever.

Como referenciar: "Profissão Historiador - O Curso" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 21/06/2018 às 17:08. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/profissao/p1.php