Você está em Material de apoio > Para que serve a história

Patrimônio histórico

O patrimônio histórico-cultural de um povo são todos aqueles bens materiais e imateriais que ele possui e que são importantes para a sua cultura e história. O patrimônio histórico é o lugar em que se faz a memória nacional.

Desse modo, a conservação dele é dever de todos, pois, assim, preservamos as características de uma sociedade e garantimos a sobrevivência de sua identidade cultural.

Preservar significa livrar de algum mal, manter livre de corrupção, perigo ou dano, conservar e defender. Tudo isso é preservar. Sabemos que essa atitude tem muitas implicações e é uma tarefa que uma pessoa só não é capaz de fazer. Assim, é dever de toda a sociedade preservar os seus bens.


Palácio da Alvorada - Localizado em Brasília, Distrito Federal é designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do Lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958.

O Alvorada é uma construção revestida de mármore e vedada por cortinas de vidro, que proporciona uma integração entre espaço interior e exterior. Já as famosas colunas apoiam-se no chão por um de seus vértices fazendo, aparentemente, desaparecer a ideia de peso.

O espelho d'água reflete a imagem do edifício criando um espaço virtual infinito.


Forte S. José - Rio de Janeiro (RJ)

Construído originalmente em 1565, foi inteiramente reformado e equipado em 1872, por ordem de D. Pedro II, em consequência do episódio conhecido como Questão Christie. O Forte passou a ter 17 casamatas e um grande paiol de munição, e foi equipado com 15 canhões antecarga Whitworth, calibre 75mm, e mais 20 canhões de calibre menor. Está localizado no Morro Cara de Cão, tombado em 1973.

Como referenciar: "Patrimônio histórico" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 26/05/2018 às 01:35. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/paraqueserve/p5.php