Cultura Medieval (continuação)

A produção literária

A maior parte da literatura foi escrita em latim e tratava de temas religiosos. O principal objetivo dessa produção era comprovar a existência de Deus e da alma.

Nessa época, o universo era compreendido dentro de uma hierarquia de seres. No topo desta hierarquia estava Deus, seguido pelos arcanjos, anjos, chegando até os seres humanos, os animais, os vegetais e os minerais. A concepção de um universo hierarquizado foi importante para justificar a ordem social existente, na qual os reis deviam obediência à Igreja, os servos aos senhores feudais, etc.

As ideias dos filósofos gregos Platão e Aristóteles foram as que mais influenciaram o pensamento medieval. À obra dos gregos soma-se a de Santo Agostinho e de São Tomás de Aquino, que, consideravam a vida na terra como um momento passageiro, por isso era preciso preocupar-se com a eternidade. Ensinado nas universidades, que surgiram a partir do século XII, esse conjunto de ideias ficou conhecido como Escolástica.


São Tomás de Aquino


Santo Agostinho

Por volta do século XII, começaria a surgir uma literatura não mais voltada apenas para a compreensão do universo cristão. Ela não seria mais escrita exclusivamente em latim, mas também na língua própria de cada região. Por exemplo, poemas  narrando feitos heróicos sobre batalhas de Carlos Magno foram escritos no idioma falado no norte de seu império.

NA península Itálica, no final do século XIII e inicio do século XIV, destacou-se o poeta Dante Alighieri (linkar para Dante), considerado o fundador da literatura italiana.

O conhecimento na Idade Média

Na Idade Média, a maior parte dos estudos estava ligada à teologia, Os clérigos, os principais estudiosos, não tinham praticamente nenhum interesse pelo conhecimento da natureza. “Discutir a natureza e a posição da Terra”, disse Santo Agostinho, “não nos auxilia em nossa esperança de vida futura.” Interessava conhecer o mundo de Deus, já que a vida na terra era apenas um momento passageiro.

A vida intelectual concentrava-se nos mosteiros e os estudo do universo cristão permaneceu mais importante do que o estudo das ciências naturais.

  

Como referenciar: "Cultura Medieval - A produção literária" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 25/06/2018 às 05:01. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/cultmedieval/p1.php