Você está em Ajuda > Biografias

William Shakespeare


O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.

Willian Shakespeare é o maior poeta e dramaturgo da Inglaterra e um dos maiores de todos os tempos. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo e são consideradas quase todas obras-primas, dentre as quais citamos: Romeu e Julieta, Hamlet, Ricardo III, O rei Lear, Otelo, Macbeth, O mercador de Veneza, Júlio César, Muito barulho por nada, Antônio e Cleópatra, Coriolano, entre outros.

Nessas obras, Shakespeare descreveu de maneira admirável os sentimentos e as paixões humanas.

Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência , representada até hoje em palcos de muitos países do mundo e adaptada para o cinema  e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).


Pintura a oléo de 1870 por Ford Madox Brown retratando a famosa cena do terraço de Romeu e Julieta.

Pouco se sabe sobre a vida de William Shakespeare. Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney. Entre os anos 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, dramaturgo e proprietário da companhia de teatro Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Parece que ele reformou a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois.

A maioria das informações que se fazem acerca de William Shakespeare são meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas. A única coisa de que se tem certeza absoluta é que as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu.

Como referenciar: "William Shakespeare" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 21/06/2018 às 17:05. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/biografias/shakeaspeare/