Você está em Ajuda > Biografias

Anita Garibaldi


Revolucionária catarinense (1821-1849). Conhecida por participar da Revolta dos Farrapos e da campanha de unificação da Itália.

Ana Maria Ribeiro da Silva (1821-4/8/1849) nasce na cidade de Laguna, atual Morrinhos, filha de família humilde. Casada com um sapateiro, apaixona-se pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que luta na Revolta dos Farrapos. Deixa o marido e acompanha o revolucionário, participando de várias batalhas. Em 1839 é capturada durante a Batalha de Curitibanos, mas consegue fugir a nado pelo rio Canoas, para se encontrar com Garibaldi em Vacaria. Dois anos mais tarde vai para o Uruguai, onde integra a defesa de Montevidéu contra o ex-presidente Oribe. No ano seguinte se casa com Garibaldi e parte para a Itália. Segue lutando ao lado dele na unificação do país, dando provas de grande bravura, em episódios como a Batalha do Gianicolo. Com a derrota de Garibaldi, os dois são forçados a fugir de Roma, vestidos como soldados. No viagem para a Suíça, Anita adoece e morre perto de Ravena.

Como referenciar: "Anita Garibaldi" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 26/05/2018 às 10:30. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/biografias/anita/