Você está em Diversos > Curiosidades

Algumas curiosidades sobre guerras

  • Alexandre, o Grande, ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto. Ele acreditava que a barba e cabelos longos poderiam facilitar a tentativa de uma degolada.
  • No Japão feudal, o exército Imperial tinha soldados especiais cuja única missão era contar o número de cabeças de inimigos cortadas em cada batalha, para fins matemáticos e estatísticos censitários - estratégicos.
  • O lixo nuclear de usinas nucleares pode ser usado para revestir mísseis e bombas, causando danos ao adversário que durarão 2 mil anos. É usado em diversas armas recentes.
  • A guerra mais rápida da história durou 37 minutos. Aconteceu quando uma esquadra inglesa decidiu ancorar no porto de Zanzibar, na África, em 1896, para assistir a uma partida de críquete. O sultão de Zanzibar não gostou e mandou que seu único navio atacasse os ingleses. Quando o navio abriu fogo, os ingleses o afundaram rapidamente e ainda destruíram o palácio do sultão, matando quinhentos soldados. Zanzibar se rendeu na hora e o sultão fugiu para a Alemanha.
  • Na Primeira Guerra Mundial, canários e ratos eram usados como cobaias pelos aliados sempre que se cavava um túnel nas proximidades da linha dos inimigos. O objetivo era detectar a presença de algum gás, principalmente o Gás Mostarda, devido à guerra química que se iniciava.
  • O fósforo branco, agente químico que faz pessoas se inflamarem ao contato com o ar, continua sendo usado como arma até o dia de hoje mesmo por países desenvolvidos, apesar do Protocolo de Genebra.
  • Em 1969, iniciou uma guerra entre El Salvador e Honduras durante um jogo eliminatório para Copa do Mundo de Futebol (foi chamada de a guerra do futebol), esta guerra teve duração de 100 horas e deu-se por questões fronteiriças. Este litígio levou os dois países a acertarem suas diferenças no Tribunal de Haia, na Holanda, que em 1992 decidiu a favor de Honduras, concedendo-lhe dois terços dos territórios em disputa e garantindo sua saída para o Oceano Pacífico.

Como referenciar: "Algumas curiosidades sobre guerras" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 26/05/2018 às 10:49. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/guerras/