Você está em Ajuda > Biografias

Maomé (Muhammad)


Líder religioso árabe (570-8/6/632). Fundador do islamismo. Nasce em Meca, na atual Arábia Saudita, com o nome de Abulqasim Mohamed ibn Abdala ibn Abd al-Mutalib ibn Hashim. Órfão muito cedo, é criado por um tio. Aos 12 anos, conhece um monge cristão que lhe ensina a fé em um único Deus.

Adota a crença por se sentir incomodado com a idolatria e os excessos cometidos pela sociedade de Meca. Aos 25 anos, casa-se com uma rica viúva e passa a gerir seus negócios, reservando, porém, boa parte do tempo a meditações. Segundo a doutrina islâmica, em 610 a.C. ele ouve a voz do arcanjo Gabriel enquanto medita no Monte Hirã.

Ele deve aprender e repetir os ensinamentos contidos no Alcorão, que lhe serão revelados por Deus. As pregações de Maomé sensibilizam os mais pobres e desagradam às classes dominantes de Meca, o que o obriga, em 622 a.C., a fugir para Iatribe, que passa a se chamar Medina (cidade do profeta). Torna-se chefe religioso, político e militar após negociar a paz entre as tribos árabes de Medina.

Com o apoio delas, consegue conquistar Meca pouco tempo depois. Morre deixando a comunidade espiritualmente unida e politicamente organizada sob os preceitos do Alcorão.

Como referenciar: "Maomé (Muhammad)" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2018. Consultado em 21/05/2018 às 11:50. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/biografias/maome/